segunda-feira, junho 11, 2007

Atividade 11

1. Procurar 3 exemplos de mobilidade na cibercultura. Explicar.

- REDES WIRELESS - Através do acesso à internet através dos sistemas wi-fi, qualquer terminal com acesso à esse tipo de rede pode se tornar um dispositivo de comunicação móvel.
- SISTEMA NIPO-BRASILEIRO DE TV DIGITAL - A proposta brasileira de implantação da TV digital, se for implantado de acordo com os planos, será um grande exemplo de mobilidade. A programação da televisão estará disponível em aparelhos, como celulares e pequenos televisores. E quando esse aparelho tiver possibilidade de enviar o feedback, a interatividade desse sistema será quase completo, pois a partir daí, de qualquer ponto dentro da rede sem fio seria possível gerar conteúdo e disponibilizá-lo na TV.
- BLACKBERRY - Esse tipo de aparelho celular, que já deixou de ser uma marca e passou a definir um tipo de aparelho, recebe e envia e-mails. Portanto, ele permite que o usuário não precise estar sempre perto de uma estação de trabalho, tanto um desktop quanto um notebook para precisar checar os seus emails, enviando e recebendo mensagens de qualquer ponto coberto pela rede celular.

2. A mobilidade também pode auxiliar a sociabilidade e as redes sociais. Explique como isso pode acontecer e dê um exemplo.

A mobilidade possibilita que uma pessoa entre em contato com a sua rede de amigos a qualquer momento, desde que os amigos também disponham dos dispositivos móveis. Dessa maneira, os laços entre os indivíduos tendem a comportar uma maior quantidade de informação, aumentando a probabilidade de aumento no capital social. Também a possibilidade de entrar em contato com os amigos através dos dispositivos móveis facilita o encontro "real" entre as pessoas. Um exemplo bem comum na nossa cidade é o caso da Fenadoce: com os telefones celulares é bem mais fácil se achar os amigos quando nos perdemos dentro da feira.

3. O que é uma comunicação ubíqua? Explique e exemplifique.

A comunicação ubíqua é a nova modalidade de comunicação, surgida a partir da popularização das redes wireless, ou seja, sem fio. De acordo com isso, há a possibilidade de que a informação seja constantemente enviada e recebida pelos usuários, a qualquer momento. Um exemplo de comunicação ubíqua são os telefones celulares: são telefones sem fio, que funcionam através de uma rede de antenas que transmitem o sinal para os aparelhos. Porém, com a facilidade de enviar e receber informações proporcionada pela ubiquidade, essa facilidade acontece tanto em momentos possíveis quanto em momentos impróprios. Usando o mesmo exemplo do telefone celular, há ligações em momentos desagradáveis, por causa do mesmo benefício da possibilidade de "encontro" de uma pessoa.

4. O que a mobilidade representa para a economia digital?

A mobilidade é uma das revoluções que acontecem na economia digital. A partir do momento em que o indivíduo está sempre conectado à uma rede de informações, é possível que a todo momento ele possa fazer operações relativas à economia. Também, por causa do novo capital, a informação, a mobilidade permite que sempre haja acesso as tais informações. Portanto, com a mobilidade, a economia digital tende a dar um salto de quantidade e qualidade nas operações; por exemplo, no Japão e na Coréia já é possível pagar contas pelo celular: apenas pela proximidade de um terminal, o celular já desconta direto da conta do cliente o preço dos produtos adquiridos, sem haver a necessidade de passar cartões ou utilizar dinheiro vivo.

5. Como a comunicação digital pode influenciar suas atividades profissionais? Explique.

A comunicação digital é a possibilidade que existe de fazer um jornalismo quase que em tempo real. Hoje em dia já é possível publicar um fato quase que instantaneamente, após o descobrimento do fato. Através das ferramentas atuais, como internet no celular, laptops cada vez menores, há atuamente uma grande facilidade para o jornalista de se fazer ouvir. Porém, com essas tecnologias e ferramentas, qualquer um pode se tornar um jornalista em potencial. Portanto, cabe ao jornalista que utilize as técnicas aprendidas na faculdade para que o seu jornalismo seja um diferencial entre o mar de informação da internet.

Nenhum comentário: