sexta-feira, maio 25, 2007

Atividade 9

Dar um exemplo de:


1) Apropriação: A prática de apropriação é algo bem comum no mundo da informática, quando se utilizam dispositivos ou programas especializados para outros fins, que não eram esperados. A grande maioria dos membros das comunidades do orkut estão ali para que elas sejam parte de sua descrição, não para participar dos debates e discussões dos fóruns.

2) Desvio: Um exemplo de desvio, até bem praticado na internet, é o download de músicas, filmes, séries, etc. A prática de baixar músicas é um desvio, porque usa a rede para fins anticonvencionais. Além disso, é uma prática criminosa, porque quebra o direito autoral sobre a peça que foi feito o download. Muitas pessoas acreditam que não há crime nessa prática, mas nos Estados Unidos, ultimamente, têm acontecido várias condenações por usuários comuns que baixam material protegido pela lei do direito autoral.

3) Despesa improdutiva: O jogo/mundo virtual Second Life é uma despesa improdutiva, nos dois sentidos da expressão. Tanto uma prática que toma tempo útil do usuário sem grandes acréscimos financeiros ou intelectuais, pelo menos à primeira vista, e também podem acontecer gastos reais para o jogador, em uma literal despesa improdutiva, já que é um gasto feito com o avatar, sem benefícios para a vida pessoal do jogador.

Nenhum comentário: