sexta-feira, maio 25, 2007

Atividade 9

Dar um exemplo de:


1) Apropriação: A prática de apropriação é algo bem comum no mundo da informática, quando se utilizam dispositivos ou programas especializados para outros fins, que não eram esperados. A grande maioria dos membros das comunidades do orkut estão ali para que elas sejam parte de sua descrição, não para participar dos debates e discussões dos fóruns.

2) Desvio: Um exemplo de desvio, até bem praticado na internet, é o download de músicas, filmes, séries, etc. A prática de baixar músicas é um desvio, porque usa a rede para fins anticonvencionais. Além disso, é uma prática criminosa, porque quebra o direito autoral sobre a peça que foi feito o download. Muitas pessoas acreditam que não há crime nessa prática, mas nos Estados Unidos, ultimamente, têm acontecido várias condenações por usuários comuns que baixam material protegido pela lei do direito autoral.

3) Despesa improdutiva: O jogo/mundo virtual Second Life é uma despesa improdutiva, nos dois sentidos da expressão. Tanto uma prática que toma tempo útil do usuário sem grandes acréscimos financeiros ou intelectuais, pelo menos à primeira vista, e também podem acontecer gastos reais para o jogador, em uma literal despesa improdutiva, já que é um gasto feito com o avatar, sem benefícios para a vida pessoal do jogador.

quarta-feira, maio 02, 2007

Atividade 8

1. Encontrar na web um exemplo de ciborgue e pós-humano. Explique.

A web é um espaço no qual o pós-humano se faz muito presente. Embora a principal demonstração de pós-humano ainda não exista, que é a perpetuação das memórias e pensamentos da pessoa, a internet facilita o processo de registro da vida de uma pessoa. Além disso, é um espaço para que as pessoas relacionadas com essa pessoa possam deixar mensagens, recados e homenagens mesmo depois da morte. O orkut, por exemplo, permite que sejam criadas comunidades em homenagem às personalidades falecidas e que seus integrantes possam deixar mensagens ao homenageado, escrevendo como se ele ainda estivesse vivo (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30893242&tid=2527370077974614227 - comunidade em homenagem à Nair Bello). Também é possível que o perfil de uma pessoa morta também seja mantido para que os amigos e conhecidos deixem suas condolências.

Qaunto ao exemplo de ciborgues, todos nós somos ciborgues metafóricos, pois nínguém hoje em dia consegue viver sem uma prótese, seja ela um óculos ou um celular multifunções. Já de acordo com a definição de Lemos, as pessoas são ciborgues interpretativos não por falta de opções, mas por preguiça de pensar. A web é um espaço para toda e qualquer pessoa, que saiba utilizar as ferramentas, publicar as suas opiniões, diminuindo um pouco, mas não totalmente, a massificação interpretativa gerada pelos meios de comunicação de massa. Portanto, é possível que, com o advento da internet e seu uso mais consciente, haja um decréscimo na quantidade de ciborgues interpretativos.

2. Criar um avatar de si mesmo e de um colega.


____________EU___________________ JOÃO PEDRO_________

3. Explicar como se deu o processo de identificação AVATAR-PESSOAS no seu trabalho.

O processo de identificação dos avatares com as pessoas se deu por semelhança. Através de características marcantes da pessoa, como cabelos, vestimenta, acessórios, etc. O fundo foi colocado, no meu avatar, pelo fato de eu ser religioso e, no caso do meu amigo João Pedro, por causa de acontecimentos marcantes na vida dele...