a) Em que medida o CIBERESPAÇO "virtualiza" os espaços concretos? De que forma?
Uma das características do ciberespaço, citadas no trabalho de grupo, é a de um espaço virtual. Dessa maneira, podemos dizer que o ciberespaço virtualiza o que é concreto na medida que ele pode deixar de ser virtual e passar ao real, segundo a definição de virtual de Lévy. A "virtualização" de alguns espaços é dada por mapas, ilustrações, animações e passeios em 3D. Assim, como diversos exemplos de sites dados pela professora, o grande objetivo de algumas "virtualizações" de espaços deixam um desejode que aquele local seja conhecido presencialmente.
b) Pode-se dizer que o CIBERESPAÇO complexifica os espaços concretos? Por quê?
Na verdade o ciberespaço complexifica as relações entre as pessoas e os espaços concretos.
Dando o exemplo de um livro virtual, a relação entre o leitor é complexificada à medida que quem lê pode procurar informações (ou explorar por informações adicionadas já dadas pelo autor) para enriquecer sua leitura. Outra maneira seria a complementação dos conteúdos já exibidos; por exemplo, a série americana Lost: além dos episódios apresentados na TV, os autores da série disponibilizam outras informações, pistas e resolvem alguns mistérios através da internet, em suas diversas ferramentas, como sites, youtube, blogs, etc. Essa complexidade aumenta a relação da pessoa com o assunto, levando assim a um consumo maior, seja de produtos, seja de idéias.
c) VIRTUALIZE um espaço concreto.
A Praça Cel. Pedro Osório, ou simplesmente "Praça", como conhecem os pelotenses, é considerado o coração da cidade de Pelotas, tanto por sua localização como por importância histórica. Abrange o equivalente a quatro quarteirões, abrigando nesse espaço espécies de árvores nativas, bancos, playground e também lembranças do pujante passado de Pelotas: a Fonte das Nereidas, recentemente restaurada, e no seu entorno, o belíssimo casario dos charqueadores. No seu entorno se encontram a Prefeitura Municipal, a Bibliotheca Pública Pelotense, o Theatro Sete de Abril, mais antigo em funcionamento do Brasil, e diversos outros prédios históricos. A praça, além disso, é local de homenagem a diversas personalidades pelotenses, como Yolanda Pereira, 1ª Miss Universo brasileira, e o próprio patrono da praça, Cel. Pedro Osório. Quem estiver em Pelotas a passeio, ou até os próprios habitantes da cidade, não vão se arrepender em perder (ou ganhar) alguns instantes nesta que é a "praça de Pelotas".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bem.
Postar um comentário